quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PIC/BIC - Programa de Iniciação Científica

ESCLARECIMENTOS BIC DIREITO

Portaria nº 20 A/2001
1) O que é BIC?
É um programa semestral que confere desconto na mensalidade do curso, como forma de incentivo á iniciação científica de acadêmicos de todas as áreas do conhecimento nos cursos de graduação da FAEF.

2) Qual o objetivo do BIC?
Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, preparando-os para o ingresso em pesquisa-científica e em programa de pós-graduação, ampliando sua qualificação para o mercado de trabalho.

3) Como se obtém o BIC?
A concessão do BIC é realizada pela ACEG através de suas Faculdades, no período de matrícula e rematrícula dos alunos (semestralidade).
Para os alunos ingressantes, deve ser efetuado mediante a apresentação de PROJETO de pesquisa desenvolvido na matéria de Metodologia Pesq Científica. Nesse caso será protocolado na secretaria juntamente com o pedido de rematrícula, e posteriormente encaminhado para a Coordenadora do curso para análise e indicação de Docente orientador, para início da pesquisa BIC.
Tratando-se de aluno veterano BIC a rematrícula ref.2º semestre do ano letivo deverá ser efetuada com a apresentação do parecer/relatório do Docentes orientador da pesquisa pelo aluno, indicando seu grau de comprometimento com o BIC, freqüência e desenvolvimento da pesquisa. Na rematrícula referente ao início de semestre letivo, deverá ser apresentado o trabalho de pesquisa já concluído, e o Docente orientador deverá encaminhar p/ Coordenação parecer/relatório do aluno BIC.

4) Como é desenvolvido o BIC?
O aluno assume o compromisso de submeter sua atividade de pesquisa a um professor orientador do BIC, cujo encontro para discussão da pesquisa e orientações em geral será todo último sábado de cada mês das 13hs ás 16hs na Faculdade, mediante apresentação pelo aluno de evolução da pesquisa e ao final do ANO letivo, apresentação final da conclusão da pesquisa, ocasião que o Docente orientador também apresentará parecer/relatório sobre a pertinência/desenvolvimento da referida pesquisa, sob pena de suspensão da Bolsa.

5) Quais os requisitos necessários para elaborar projeto BIC?
Todo projeto dos ingressantes deve conter INTRODUÇÃO expondo a importância do tema pesquisado, OBJETIVOS, METODOLOGIA, CRONOGRAMA e BIBLIOGRAFIA.

6) Quais são as etapas do BIC?
1.Elaboração projeto de pesquisa- todos o ingressantes deverão elaborar projeto de pesquisa com estrutura padronizada e simplificada;
2.Remessa desses projetos á Coordenação para avaliação e distribuição entre os docentes do BIC para início da pesquisa pelos alunos;
3. No caso de alunos BIC veterano, após 01 semestre de desenvolvimento da pesquisa BIC, deverá o aluno BIC, sob orientação do professor BIC apresentar relatório parcial da pesquisa desenvolvida, bem como comprovar o desenvolvimento do conteúdo da pesquisa através da impressão de seu texto.
O aluno veterano BIC pode valer-se por exemplo de um dos capítulos de sua pesquisa para atender essa avaliação parcial. Todas as publicações da pesquisa científica BIC deve fazer referência a condição de Bolsista PIC-ACEG.
O Docente orientador remeterá à Coordenação juntamente com o trabalho do aluno, relatório informando o nível de comprometimento do aluno BIC, freqüência e pertinência da manutenção da Bolsa BIC.
O aluno BIC veterano ao término do 2º semestre deverá entregar ao Docente orientador seu trabalho sob forma de artigo para publicação, com assinatura e aprovação pelo professor orientador, protocolado na secretaria geral dos cursos que encaminhará para a Coordenação do curso para providências junto ao CEPE, ocasião que segundo critério do CEPE, os melhores trabalho de pesquisa científica serão depositados e colocados na Biblioteca como referência para futuros bolsistas. Do mesmo modo o Docente orientador remeterá á Coordenação juntamente com o trabalho do aluno, relatório informando o nível de comprometimento do aluno BIC, freqüência e pertinência da manutenção da Bolsa BIC.

7) Existe alguma avaliação das pesquisas BIC?
Sim, as apresentações do desenvolvimento do trabalho de pesquisa BIC a cada semestre, servem como critério de avaliação pelo Docente orientador.

8) Quando deve ser concluído o BIC?
O BIC é ferramenta acadêmica para pesquisa científica anual, por isso toda pesquisa iniciada pelos alunos BIC veteranos no início do ano letivo, deve ser encerrada ao término do mesmo ano letivo, salvo se o aluno requerer e justificar a prorrogação do prazo para conclusão da pesquisa e houver deferimento do orientador.
No caso de aluno BIC ingressante prorroga-se esse prazo pois a pesquisa dos mesmos não se inicia antes da apresentação do Projeto conclusivo das aulas de Met. Pesq Científica.

9) O BIC é mesma coisa que TCC?
Não, o TCC é diferente, pois trata-se de Trabalho de conclusão de curso exigido como requisito curricular OBRIGATÓRIO do curso, e que por isso somente é obrigatório seu desenvolvimento e apresentação ao término do 10º período.
Já o BIC é Bolsa pesquisa oferecida ao aluno, que deve ser desenvolvida e formatada anualmente.

10) O BIC pode transformar-se em TCC?
Sim, pois a cada ano letivo o aluno BIC realizará uma pesquisa, por isso ao término da Faculdade terá pelo menos 04 pesquisas BIC, sendo que dependendo de sua afinidade e interesse com quaisquer uma dessas pesquisas BIC, o aluno poderá dar prosseguimento e aprofundamento em 01 delas, transformando-a em seu TCC, ocasião que no 9º período poderá escolher qualquer um dos professores do curso para ser seu orientador.

11) O aluno que já está fazendo TCC tem que vir no BIC?
SIM, pois o BIC é pesquisa independente do TCC, onde o aluno está “recebendo desconto” na mensalidade p/ efetuar sua pesquisa.
O Docente orientador BIC é indicado pela Coordenação e o orientador TCC é indicado pelo próprio aluno, desde que haja disponibilidade e aceitação pelo docente.

12) Como escolher o tema da pesquisa BIC?
O aluno deve buscar sua afinidade com cada área, pois isso facilita a pesquisa, poderá também buscar indicações de temas relevantes junto aos professores orientadores, mas em todos os casos a escolha deve ter mérito técnico-jurídico e científico, bem como justificativa social adequada.

13) Qual o período de duração do BIC?
O aluno pode estar vinculado ao BIC durante todo o período de seu curso da graduação, mas para tanto deverá ter boas notas e deverá cumprir com todas as exigências de produtividade da pesquisa para ter a renovação da bolsa semestralmente.

14) Quando o BIC é suspenso ou cancelado?
Quando o aluno quiser desligar-se do BIC ou quando estiver recebendo outro tipo de bolsa ou ainda quando o aluno não cumprir com as exigências de produtividade da pesquisa BIC, caso que somente poderá ser revalidado seu retorno no BIC no semestre seguinte, após cumprir as exigências BIC.

15) Em caso de faltas nos encontros BIC o que fazer?
O aluno BIC não pode faltar nos encontros do último sábado de cada mês. Entretanto se a falta for justificada, procurar pelo professor orientador para avisar e comprovar a impossibilidade, além de apresentar o relatório mensal da evolução da pesquisa BIC e demais solicitações do professor orientador.

Garça, 25 de janeiro de 2010

Profª Msc Elaini Garcia/Gloria Regina Dall Evedove

Nenhum comentário:

Postar um comentário