segunda-feira, 30 de novembro de 2009







domingo, 29 de novembro de 2009

A dor ensina a gemer: Crises e guerras devastaram exércitos e mergulharam impérios na recessão e no caos. Mas também serviram de estímulo para inventos que mudaram a história da humanidade. Assim, algumas dessas invenções:



Louis Braille (1809-1852) tinha três anos quando brincando na oficina de seu pai artesão, cortou o olho direito com um furador de couro. O ferimento infeccionou e parrou para o outro olho. A deficiência não o impediu de sr educado e aprender a ler com o tato. Foi enviado a uma escola para cegos de Paris, a primeira do tipo  na época. Impressionou como aluno, aprendeu um código sem som criado no exército para comunícação de soldados durante a noite. Louis gostou da idéia e incrementou o código, que tinha pontos em alto relevo. Aos 15 anos, ele criou um sistema que é usado até hoje por cegos de qualquer país para se comunicarem com o mundo.

Feridas abertas: assombrado pelas cenas terríveis que testemunhou como voluntário num centro médico do exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial, o pesquisador Alexandre Fleming (1888-1955) procurou outras forma de tratar ferimentos infeccionados. Até então, não era possível curar feridas mais graves sem remover parte do tecido das vítimas. Ao ver de perto o sofrimento dos doentes, se dispôs a buscar um tratamento eficaz. Descobriu a penincilina, o primeiro antibiótico, em 1928.


Na falta de cão acaba o sabão: a base dos detergentes sintéticos apareceu na Alemanhã, em 1917, quando os suprimentos de gordura animal estavam em falta por causa das batalhas da Primeira Guerra Mundial. A gordura era, então, a principal matéria prima do sabão. Chamado de Nekal, o produto desenvolvido pelos quimicos Gunther e M Hetzer, a partir de uma idéia original do fim do século 19, só circulou nos tempos de guerra, mas foi um sucesso comercial. Aprimorado, está hoje em todas as cozinhas. E os cães agora podem perambular tranquilos.


A imprensa e a peste negra: há quem diga que a peste negra, no fim da Idade Média, ajudou no desenvolvimento do Ocidente. Os historiadores David Herlihy e Samuel Cohn argumentam que a pandemia que dizimou quase um terço da Europa deu início a uma onde de descobertas tecnológicas que levara, à Revolução Industrial. Um dos exemplos citados é a invenção da prensa de Gutemberg, em 1453. Eles sugerem que os tipos móveis vieram a substituir o exército de monges copistas que teriam sido mais rapidamente atingidos pela peste do que o resto da população.
CONTINUA........





Código Florestal



O prometido decreto que prorroga a exigência de reserva legal de 11 de dezembro para 11 de junho de 2011 ainda não foi publicado. E, segundo informações da Casa Civil, ainda não tem data marcada para acontecer. Como o presidente ainda não conseguiu fazer o calendário parar (nunca antes na história do calendário), 11 de dezembro se aproxima perigosamente. E, como há diversas implicações, seria prudente que o decreto saísse antes disso.
Fonte: TJ

O termo "súmula" é originário do latim e significa resumo. No Judiciário, a súmula é uma síntese das reiteradas decisões proferidas pelos tribunais superiores sobre uma determinada matéria.
Súmula 401 (Corte Especial)

"O prazo decadencial da ação rescisória só se inicia quando não for cabível qualquer recurso do último pronunciamento judicial"

Súmula 402 (2a seção)
"O contrato de seguro por danos pessoais compreende danos morais, salvo cláusula expressa de exclusão".

Súmula 403 (2a seção)
"Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada da imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais"

Súmula 404 (2a seção)
"É dispensável o AR na carta de comunicação ao consumidor sobre a negativação de seu nome em bancos de dados e cadastros"

Súmula 405 (2a seção)
"A ação de cobrança do seguro obrigatório (DPVAT) prescreve em três anos"

Súmula 406 (1a seção)
"A Fazenda Pública pode recusar a substituição do bem penhorado por precatórios"

Súmula 407 (1a seção)
"É legítima a cobrança da tarifa de água, fixada de acordo com as categorias de usuários e as faixas de consumo"

Súmula 408 (1a seção)
"Nas ações de desapropriação, os juros compensatórios incidentes após a Medida Provisória n. 1.577, de 11/6/1997, devem ser fixados em 6% ao ano até 13/09/2001, e, a partir de então, em 12% ao ano, na forma da súmula n. 618 do Supremo Tribunal Federal"

Súmula 409 (1a seção)
"Em execução fiscal, a prescrição ocorrida antes da propositura da ação pode ser decretada de ofício"

Todos tribunais devem implantar malote eletrônico


Até março de 2010, todos os tribunais do país deverão implantar o sistema de envio de correspondência por meio de malote eletrônico. A recomendação está em resolução aprovada na sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça desta terça-feira (24/11). O relator da resolução, conselheiro Walter Nunes, esclareceu que não há obrigatoriedade de os tribunais utilizarem o Sistema Hermes, recomendado.
“Os tribunais poderão adotar outro sistema, desde que ele permita uma comunicação eletrônica entre os demais tribunais”, ressaltou. O Sistema Hermes foi recomendado por ser abrangente e permitir esse tipo de comunicação entre os tribunais.
Desenvolvido pela Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Sistema Hermes permite o envio de um grande volume de documentos pela internet. Além de dar mais rapidez à comunicação dos atos processuais e administrativos e contribuir para acabar com o trânsito dos processos em papel, o sistema é econômico e dá mais segurança à tramitação dos processos, ao evitar extravios.
A preocupação do CNJ ao aprovar a resolução é com a celeridade dos processos e a simplificação da comunicação entre os órgãos. Até janeiro de 2010, o próprio Conselho passará a adotar o Sistema Hermes. Os tribunais interessados em implantar o sistema terão que assinar um termo de adesão com o Conselho Nacional de Justiça. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.
Jovens advogados devem lutar por seu espaço na OAB



POR ANDRÉ LUÍS ALVES DE MELO

A advocacia exerce importante papel no acesso aos direitos, mas aquela advocacia de outrora mais voltada para interesses patrimoniais e liberal hoje caminha para uma visão mais social e coletiva. Nesse ponto de transição o jovem advogado pode e deve exercer relevante função. Contudo, é preciso mudar os paradigmas. Por exemplo, focar na atuação nos direitos sociais e extrajudiciais ao valorizar temas como infância e adolescência, SUS, idoso, Estatuto da Cidade, Meio Ambiente, Terceiro Setor e trânsito enquanto existe uma grande barreira — que são as regras da Ordem dos Advogados do Brasil — que acabam por considerar que tudo que é diferente e coletivo é interpretado como captação de clientela ou mercantilização — sem um aprofundamento conceitual destes termos.
Cravos espetados em limão afastam os mosquitos


Um repelente eficiente e barato. Posso garantir que funciona mesmo.
O limão, quem diria, tão apreciado nas caipirinhas, não tem o mesmo prestígio entre os mosquitos. Aliado ao cravo, ajuda-nos a combater o Aedes Aegypt.
Repelente de mosquitos

O cravo-da-índia, espalhado por superfícies, é muito utilizado para afastar formigas.
Contra mosquitos era novidade, até que experimentei e fiquei admirado com os resultados.
Faça como na foto. Enterre alguns cravos em meio limão. Faça isso com 3 ou 4 limões e espalhe pela casa.
Mais uma arma para afastar os mosquitos e se prevenir contra a dengue, malária e outras doenças transmitidas por mosquitos.
Fonte: Dicas do Tomoneiro