quarta-feira, 28 de outubro de 2009

As Bruxas de Salem

Ao longo da história humanidade, não foram poucas as vezes que o Direito infelizmente contribuiu para a realização de atrocidades. Em as Bruxas de Salem é mostrada a realidade de dezenas de pessoas mortas por praticarem atos contrários à religião do local. Assim, no ano de 19692 nos EUA, a cidade de SAlem, não possuia um ordenamento jurídico estabelecido, era uma fronteira selvagem, sem um governo organizado, a única lei era a da Igreja Romana. No decorrer do filme toda pessoa suspeota de ser simpatizante do consumismo seria perseguida, estabelecendo-se uma verdadeira histeia de "caça às bruxas".
O medo do consumismo tornou-se exacerbado e sem fundamento na maioria das vezes e a exemplo disso, o filme mostra a profissionais da área jurídica a importância dos direitos fundamentais para a manutenção de um Estado Democrático de Direito. Em 1692 não havia isso, não exitindo direito de defesa, não havia ontraditório nenhum e simplesmente ocorria a presunção de culpa. Saldo desastroso, pois 19 pessoas foram enforcadas e os acusados chegaram a 140, em uma população de 600 pessoas.
As Bruxas de Salem merece ser visto pelo roteiro e pela discussão importante para o Direito, para que esses fatos jamais se repitam.

Glória Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário