segunda-feira, 7 de junho de 2010

Resposta da prova - Linguagem Forense

1) Sinonímia é a relação que se estabelece entre palavras que apresentam sentido igual ou semelhante, faça a ligação das palavras corretas:

zelo              economizar

alvo               cuidado

poupar           branco

2) Antonímia ao contrário, a relação que se estabelece entre duas palavras de sentido oposto, assim, faça a ligação das palavras corretas:

Zelo                   economizar

Branco              descuido

Gastar                preto

3) Polissemia é a propriedade que algumas palavras têm de apresentar vários significados, mantendo inalterado o significante:
Fábio habitualmente anda de avião.
O Professor anda cansado.
Gosto de andar a pé.
O sentido da primeira frase é: Fábio habitualmente viaja no avião.
O sentido da segunda frase é: O Professor habitualmente está cansado.
O sentido da terceira frase é: Gosto de andar a pé.
Logo, nas frases acima, o verbo andar apresenta a propriedade semântica da polissemia, porque apresenta variados significados.
a) certo
b) errado
c) não tenho certeza
d) nenhuma das alternativas anteriores
4) As palavras podem ser agrupadas pelo sentido, compondo as chamadas famílias ideológicas. Bom é esclarecer, porém: não há falar-se em sinonimia perfeita. Se, é certo inexistir tal possibilidade na linguagem usual, mais ainda o é na linguagem jurídica.
Ilustrando a assertiva, verifiquem-se os empregos dos verbos prolatar, proferir, exarar e pronunciar.Referem-se todos eles à decisão judicial; não representam, no entanto, exatamente a mesma idéia.
prolatar é utilizado em sua acepção ampla: tanto significa declarar oralmente a sentença, quanto dá-la por escrito.
Proferir ajunta-se à idéia da sentença oral,
exarar corresponde a lavrar, consignar por escrito a decisão judicial.
a) certo
b) errado
c) não tenho certeza
d) nenhuma das alternativas anteriores
5) Qual foi a sua decisão, ou seja, relate a ementa de sua leitura do livro “Dom Casmuro” (aqui era para o aluno falar acerca de sua conclusão sobre a leitura da Obra)
O romance, é construído a partir de um flash-back, por um cinquentão solitário e casmurro, "à la recherche de temps perdu" ("à procura do tempo perdido"), o qual procura "atar as duas pontas da vida" (infância e velhice). Perpassa. Pois, o romance uma atmosfera memorialista, dando a impressão de autobiografia, a qual, com o se sabe, não tem nada a ver com Machado de Assis.
O título do livro ("Dom Casmurro") reflete uma das características mais marcantes do protagonista masculino no crepúsculo da existência: a visão amarga e doída de quem foi traído e machucado pela vida, e, em conseqüência disso vai-se isolando e ensimesmando. "Não consultes dicionários, Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo" (Cap. I).
O romance se compõe de 148 capítulos curtos, com títulos bem precisos, que refletem o seu conteúdo. A narrativa vai lenta até o capítulo XCVII, a partir do qual se acelera, como declara o próprio narrador, ao dar-se conta da sua lentidão: "Agora não há mais que levá-la a grandes pernadas, capítulo sobre capítulo, pouca emenda, pouca reflexão, tudo em resumo. Já esta página vale por meses, outras valerão por anos, e assim chegares ao final" (Cap. XCVII).
Assim, pois, até o capítulo XCVII, quando o narrador sai do seminário, "com pouco mais de dezessete anos", focaliza-se, em câmera lenta, a infância e a adolescência, dada necessidade do narrador traçar o perfil dos protagonistas da estória (Bentinho e Capitu), revelando, desde as entranhas, o caráter e as tendências de cada um: afinal, o adulto sempre se assenta no pilar da infância, como insinua Dom Casmurro, no final da narrativa, ao referir-se a Capitu: "Se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca" (Cap. CXLVIII).
Quanto ao lugar em que decorre a ação, trata-se do Rio de Janeiro da época do Império: há inúmeras referências a lugares, ruas, bairros, praças, teatros, salões de baile que evocam essa cidade imperial. Por outro lado, há também ligeiras referências a São Paulo, onde foi estudar Direito o ex-seminarista Bentinho, e também à Europa onde morre Capitu, e mesmo aos lugares sagrados, onde morre Ezequiel (Jerusalém).
Cronologicamente falando, a narrativa decorre durante o segundo Império. Contudo, construído sob a forma de flash-back; “o que domina no livro não é esse tempo cronológico; é o psicológico, que se passa dentro das personagens, dentro da própria vida”. Debruçado sobre a reconstrução da longínqua inicia de outrora, o solitário e magoado Dom Casmurro vai reconstituindo o “tempo perdido” de sua existência, filtrando os fatos sob sua ótica de cinquentão amargurado, revivendo a vida subjacente, que jaz nas suas entranhas.
6) Redija um requerimento ao Delegado de Polícia, solicitando o fornecimento de uma certidão de antecedentes criminais.

Ilustrissimo Senhor Doutro Delegado de Polícia da Comarca de ____/SP

(10 linhas)

                     Eu (qualificação), residente e domciliado na rua..., n. na cidade de ..., venho a presença de Vossa Senhoria requerer a expedição de uma certidão de antecedentes criminais, para fins de direito.

                     Nestes termo,
                     P. Deferimento.


                     Local/data

                     assinatura



Nenhum comentário:

Postar um comentário